HAIA ¿ O fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos, que trabalha no jornal A Crítica, de Manaus (AM), ganhou o prêmio World Press Photo 2008 na categoria Notícias Gerais, enquanto o americano Anthony Suau conquistou a premiação principal, com a melhor Foto do Ano.

Imagem do brasileiro Luiz Vasconcelos mostra confronto com a Polícia de Manaus / AP

A foto com a qual o brasileiro conquistou o prêmio mostra uma índia com uma criança nua nos braços enquanto enfrenta a Polícia de Manaus, e foi tirada em março de 2008.

Já o americano venceu na categoria Foto do Ano com uma instantânea em preto e branco de um agente armado no estado de Ohio, nos Estados Unidos, que revista a casa de uma família pobre.

A presidente do júri, Mary Anne Golon, explicou que a imagem representa "o tema mais importante hoje em dia, que são os golpes da economia em escala mundial".

Segundo Goldon, "a maioria dos membros do júri considerou a imagem aterrorizadora, porque parece uma foto de guerra, mas se trata de gente que simplesmente não conseguiu pagar suas contas, ficou desesperançada e, por isso, está sendo atacada".

O prêmio principal desta edição do maior evento de fotojornalismo do mundo está dotado de dez mil euros e será entregue em cerimônia em Amsterdã em 2 de maio.

Leia mais sobre: fotojornalismo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.