Brasileiro edita livro sobre designers da A. Latina

Belén Palanco. Redação Central, 9 out (EFE).- Considerado o melhor livro sobre o design latino-americano, o Latin American Graphic Design, nasce com a idéia de mostrar o alto nível dos criadores da América Latina e que estes se conheçam entre si, disse à Agência Efe um dos editores da obra, o brasileiro Felipe Taborda.

EFE |

"Na realidade, não nos conhecemos", afirmou Taborda, para quem um designer de ponta do Equador pode desconhecer o que se está fazendo no Brasil e vice-versa.

"O mundo também não nos conhece, já que não se sabe o que estamos fazendo neste continente", acrescentou.

Para Taborda, o livro é "um grão de areia em uma praia de 10 quilômetros de comprimento".

Além disso, a obra é um guia de referência sobre o design latino-americano tanto do passado como do presente, com uma seleção - "sem um olhar condescendente", segundo Taborda - de cerca de 200 trabalhos.

Embora tenha de reconhecer que os países com mais representantes no "Latin American Graphic Design" sejam Brasil, Argentina e México, pois o design é um reflexo da economia local, "mais do que uma questão da migração que chegou a essas terras", disse o editor.

Taborda também elogiou o trabalho atual de estúdios e designers como La Silueta, da Colômbia; Esteban Salgado, do Equador; Víctor Candia, do Paraguai; Studio A, do Peru; e Alejandro Ros, da Argentina.

Entre as dificuldades financeiras para o desenvolvimento do designer gráfico, Taborda citou como exemplo que adquirir um computador no Brasil custa cinco vezes mais que nos Estados Unidos, o que faz com que estes designers "tenham um orçamento muito grande" e assumam riscos para manter sua empresa, seu talento e sua esperança.

Segundo Taborda, em relação ao mercado internacional, os diretores de arte trabalham pouco nele e, por outro lado, realizam trabalhos de "todo tipo" para o nacional, o que lhe dá esperança de que "este livro comece a mudar isto".

E, talvez, a mudança já tenha começado a acontecer, pois a cantora Madonna já apostou em seu penúltimo álbum, "Confessions on a dance floor", no diretor brasileiro Giovanni Bianco. EFE bp/rb/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG