Brasil tem uma população de 14 milhões de jovens vivendo na pobreza

BRASÍLIA - Uma faixa de 14 milhões de jovens brasileiros vive com uma renda familiar menor que meio salário mínimo. O número corresponde a 30% da população com idade entre 15 e 29 anos, que hoje é 50,2 milhões brasileiros. Este quadro é parte da análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada no ano passado.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

O estudo também revela que cerca de 4,6 milhões de jovens estão desempregados. Os dados, divulgados na tarde desta terça-feira, indicam que a taxa de desocupados entre os brasileiros com faixa etária entre 15 e 29 anos é 2,9 vezes maior do que a registrada entre os adultos.  Na comparação entre as duas camadas, o desemprego juvenil chega a 14% do total de desempregados brasileiros. Entre os adultos esse porcentual é de 4,8%.

Arte/US
gráfico IPEA

Na divisão por gênero, 56,3% dos brasileiros com idade de 18 a 24 anos afirmaram aos pesquisadores que só trabalham. No caso das brasileiras com a mesma idade, o maior porcentual está entre aquelas que trabalham e estudam (36,3%).  O levantamento aponta uma alta da formalização do emprego entre os jovens nesta faixa etária.

Entre os anos de 2006 e 2007, a porcentagem de empregados com carteira assinada passou de 40,7% para 43,9%. Entre a população de 25 a 29 anos, o crescimento registrado foi de 45,3% para 46,7.

Raio-X da renda

Agência Brasil
Ipea
Jorge Abrahão, do Ipea, detalha a Pnad

O Ipea informa que 53,8% dos jovens brasileiros estão em famílias com uma renda entre meio e dois salários mínimos. Detalhando o dado, o instituto revelva 14 milhões vivem com ganhos de até R$ 207,50 e os demais 15,8%, ou 7,9 milhões, com uma renda de até  R$ 830. 


Na separação por regiões, a juventude nordestina revelou o menor ganho mensal. O estudo indica que 53,4% desses brasileiros são pobres. O Ipea ainda destaca que a maioria, 74,4%, vive na zona rural.


Leia mais sobre: PNAD 2007

    Leia tudo sobre: pnadpobrezarenda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG