Brasil tem 165 casos suspeitos de gripe suína em 2010

O Brasil registrou 165 casos suspeitos de gripe suína nos primeiros dois meses deste ano. Outros 121 casos foram hospitalizados, com síndrome respiratória aguda.

Agência Estado |

Os números foram apresentados pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, durante uma palestra feita hoje para empresários sobre a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um apelo para que as empresas ajudem na divulgação da campanha.

Das 91 milhões de pessoas que integram os sete grupos escolhidos para serem vacinados, 60 milhões estão em idade produtiva. A primeira fase da vacinação começou ontem, para profissionais de saúde e grupos indígenas. A partir do dia 22, será a vez de gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças entre seis meses de idade e dois anos.

O ministério organizou um sistema para avisar as pessoas, por e-mail, a data de vacinação do grupo prioritário. O cadastro pode ser feito no site do Ministério da Saúde. O sistema começou a funcionar ontem e, até o início da tarde, 12.800 inscrições foram feitas.

Empresas interessadas poderão, como ocorreu na vacinação contra rubéola, organizar vacinações para seus empregados. Segundo Penna, poderão ainda ser montados postos em shoppings. "Mas tudo dependerá da negociação entre autoridades locais de saúde e empresas. A criatividade das empresas dependerá do limite da capacidade operacional."

Participaram da reunião hoje 87 empresas. O ministro afirmou estar convicto de que a população comparecerá aos postos de vacinação. Além da tradição em outras campanhas, Temporão citou uma pesquisa realizada entre dias 20 e 24 de fevereiro com 1.300 pessoas de 352 cidades do País. Dos entrevistados, 71% afirmaram acreditar na vacina e 84% disseram que gostariam de tomá-la.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG