Brasil soma 14 casos confirmados de gripe H1N1

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira ter recebido a confirmação de três novos casos da gripe H1N1 no país, o que eleva o total de resultados positivos da doença para 14. Segundo comunicado do ministério, os três pacientes são residentes no Estado de São Paulo e apresentaram os sintomas da doença após retorno de viagens aos Estados Unidos.

Reuters |

"Todos receberam atendimento e orientação na rede pública local de saúde", disse o ministério em nota.

Nesta quinta-feira, havia sido confirmado o caso de um paciente infectado pelo vírus H1N1 residente de Santa Catarina, que também contraiu a doença após viagem aos EUA.

"Ele também está em tratamento e passa bem", informou a nota.

O ministério acrescentou que todas as pessoas que tiveram contato próximo com esses pacientes estão em monitoramento.

Os 14 casos confirmados da doença, conhecida como gripe suína, foram registrados nos Estados de São Paulo (6), do Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).

Entre os casos confirmados, dois foram contraídos dentro do território brasileiro, o que faz do país um dos 17 no mundo que apresentaram transmissão autóctone.

No entanto, o Ministério da Saúde diz que não há evidências de transmissão sustentada de pessoa para pessoa do vírus H1N1 no país, já que os pacientes contaminados são muito próximos do paciente que contraiu a nova gripe no México, epicentro do surto da doença.

O número de casos considerados suspeitos é de 20 em nove Estados do país. Na quarta-feira, o Ministério acompanhava 16 casos suspeitos em oito Estados.

Há ainda 19 casos em monitoramento e 322 foram descartados.

A gripe H1N1 infectou cerca de 13.000 pessoas em 50 países no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

(Por Hugo Bachega e Tatiana Ramil)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG