rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)no Brasil ainda são quatro, mesmo número divulgado ontem. O País ainda tem 30 casos de pacientes com a suspeita da doença." / gripe suína ; 30 são suspeitos - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)no Brasil ainda são quatro, mesmo número divulgado ontem. O País ainda tem 30 casos de pacientes com a suspeita da doença." /

Brasil segue com quatro casos confirmados de gripe suína ; 30 são suspeitos

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira que o número de casos confirmados de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS)no Brasil ainda são quatro, mesmo número divulgado ontem. O País ainda tem 30 casos de pacientes com a suspeita da doença.

Redação |

Os primeiros casos da nova gripe no Brasil foram confirmados nesta quinta-feira. Um caso no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e dois em São Paulo foram os primeiros resultados positivos registrados após a chegada dos kits de diagnósticos ao Brasil. No mundo, o número de casos chegou a 2.500 .

Segundo o Ministério da Saúde, as quatro pessoas que contraíram a doença passam bem. Apenas uma delas segue internada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro.

Segundo nota do hospital, o paciente tem 21 anos e está em observação. Um amigo dele, de 29 anos, também segue internado e isolado. O homem chegou ao hospital na quarta-feira, dia 6, com febre, dores no corpo e na cabeça, e congestão nasal.Seu quadro é estável e não são permitidas visitas de familiares aos dois.

Casos suspeitos

Os casos suspeitos do Brasil estão nos Estados de São Paulo (10), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (3), Paraná (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1). Além disso, 18 casos estão em monitoramento, em sete Estados. O número de casos descartados chegou a 113.

Nesta manhã, o presidente Lula e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmaram que os brasileiros não devem entrar em pânico e que a vigilância nos aeroportos seguirá a mesma feita até agora.

Em chat realizado nesta sexta-feira, o médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu dicas para população sobre como agir em relação a doença .

Na última semana, o Gabinete Permanente de Emergências do ministério alterou a definição de caso suspeito e em monitoramento, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no País.

De acordo com a nova classificação, são consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos que apresentem sintomas da gripe ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Na última segunda-feira, o Ministério da Saúde pediu ao governo a liberação de uma verba adicional de R$ 141 milhões para intensificar as ações contra a doença no Brasil.

Paciente isolado com gripe suína no Rio


Gripe suína chega a São Paulo

(*Com informações da agência Estado)

Leia também:

Entenda a "gripe suína"

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG