Paraty, uma das mais conhecidas cidades históricas do Brasil, realizará de 1º a 5 de julho a sétima edição de sua Festa Literária Internacional (Flip), com a presença do célebre jornalista norte-americano Gay Talese, um dos inventores do chamado New Journalism, informaram os organizadores no site oficial da feira.

Paraty, uma cidade turística fundada no século XVI, localizada 235 km ao sul do Rio de Janeiro, será cenário da Flip, que em edições anteriores recebeu personalidades como o historiador Eric Hobsbawm; o dramaturgo tcheco naturalizado inglês Tom Stoppard; os romancistas indiano Salman Rushdie e norte-americano Paul Auster; e a sul-africana prêmio Nobel de Literatura 2003, J. M. Coetzee.

Incluída no calendário do Ano da França no Brasil celebrado em 2009, a sétima edição da Flip terá este ano como figura central o conhecido jornalista norte-americano Gay Talese, um dos maiores expoentes do "New Journalism", uma corrente na qual o jornalista era protagonista de suas reportagens.

Outra participação de destaque no evento é a do escritor e cineasta afegão Atiq Rahimi, radicado na França e vencedor do prêmio Goncourt, principal premiação literária desse país.

Também estará na feira o cientista e escritor britânico Richard Dawkins, autor do best-seller "Deus, um delírio" (God Delusion).

dm/mr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.