Brasil receberá nomes de peso da música pop em 2009

Ao que tudo indica, o público de música pop vai ter bons motivos para abrir a carteira em 2009. Se 2008 teve uma avalanche de shows internacionais - muitos deles com ingressos custando o olho da cara -, o ano que começa amanhã já tem nomes de peso confirmados para pisar em terras brasileiras.

Agência Estado |

A temporada começa em janeiro com Elton John e James Blunt no mesmo programa, além de Damien Rice, o trio cubano Orishas, Alanis Morissette e Little Joy (a nova banda de Rodrigo Amarante). A maior expectativa, porém, é pela há muito ansiada vinda dos britânicos do Radiohead em março.

Entre os outros nomes cogitados, mas ainda no plano da especulação, estão Coldplay, Amy Winehouse, Paul McCartney, Jonas Brothers, Alice Cooper, Oasis, Britney Spears, Wilco e Sonic Youth. Além destes, a qualquer momento devem bater ponto Madeleine Peyroux e John Pizzarelli, assíduos freqüentadores da Paulicéia. A seguir, vários shows já confirmados para o primeiro semestre.

Elton John e James Blunt

O veterano cantor britânico de 61 anos volta ao País depois de 13 anos, desta vez com a turnê Rocket Man, que vem rodando pelo mundo desde 2007. Elton se apresenta no dia 17 de janeiro em São Paulo (Arena Skol Anhembi) e no dia 19 no Rio (Praça da Apoteose). A abertura é do cantor James Blunt, cujo hit You’re Beautiful foi escolhido como uma das músicas mais chatas de todos os tempos. Blunt também faz show individual no dia 27 em Porto Alegre e no dia 29 em São Paulo, na Via Funchal.

Alanis Morissette

Outra popstar que já passou por aqui e está de volta, a bordo do CD Flavors of Entanglement, Alanis começa a turnê nacional por Manaus no dia 21 de janeiro, passa por Brasília, Fortaleza, Teresina, Recife, Salvador. Chega a São Paulo no dia 3 de fevereiro, na Via Funchal. Daqui segue para o Rio, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.

Little Joy

Formado por Rodrigo Amarante (ex-Los Hermanos), Fabrizio Moretti (baterista dos Strokes) e Binki Shapiro, o trio estréia no País para divulgar o primeiro álbum. A turnê começa no dia 27 de janeiro em Porto Alegre, chega a São Paulo no dia 28 (Clash Club), segue para Belo Horizonte (30) e termina no dia 6 de fevereiro no Rio (Circo Voador).

Orishas

O trio que faz uma convincente fusão de hip-hop com música tradicional cubana vem mais uma vez a São Paulo para única apresentação na Via Funchal no dia 27 de janeiro. Desta vez eles tocam canções do CD mais recente, Cosita Buena (2008).

Damien Rice

Conhecido no País por Blower’s Daughter (balada folk que ganhou horríveis versões de Simone e de Ana Carolina e Seu Jorge), o cantor irlandês cancelou sua vinda ao País em janeiro de 2007. Agora tem datas marcadas para São Paulo (dia 30 de janeiro no Citibank Hall) e Florianópolis (dia 31 no Centro Sul).

Simply Red

Desde 1988, quando se apresentou no extinto Hollywood Rock, a banda de Mick Hucknal já pisou diversas vezes no País. A próxima passagem está prevista para os dias 3 e 4 de março em São Paulo (Credicard Hall) e no dia 6 no Rio (Claro Hall). Intitulada The Greatest Hits Tour, esta é para fã nenhum perder, já que deve ser a despedida do grupo, como já anunciou o vocalista.

Keane

O grupo britânico, que fez um dos melhores shows de 2007 para 7 mil pessoas no Credicard Hall, volta à casa no dia 10 de março com a turnê do novo CD, Perfect Symmetry. No dia 12 é a vez de Belo Horizonte e no dia 13 a banda toca no Rio.

Iron Maiden

Outro freqüentador assíduo dos palcos brasileiros, o grupo, que acabou de passar por aqui mais uma vez neste 2008, volta em março para encerrar a turnê Somewhere Back in Time. Começa no dia 12 por Manaus, passa pelo Rio (dia 14), chega a São Paulo no dia 15 (Autódromo de Interlagos) e ainda toca em Recife (18) e Brasília (20).

Radiohead e Kraftwerk

O show mais esperado do ano há mais de cinco anos, o do Radiohead, finalmente vai ser concretizado. A banda de Thom Yorke é a principal atração de um festival chamado Just a Fest. Outras atrações ainda devem ser confirmadas, mas já é certo que o grupo alemão Kraftwerk, pioneiro da música eletrônica, fará os shows de abertura. Dia 20 de março no Rio (Praça da Apoteose) e 22 em São Paulo (Chácara do Jockey).

B-52’s

Expoente americano da new wave, o grupo volta pela terceira vez ao País em março para duas apresentações da turnê do CD Funplex. Dia 21 no Rio (Citibank Hall) e dia 22 em São Paulo (Credicard Hall).

Sisters Of Mercy

Outro veterano que volta, o grupo britânico de rock gótico tem shows agendados para o dia 5 de junho em Curitiba e dia 6 em São Paulo (Via Funchal). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG