Brasil presente no Festival de Veneza mesmo fora da competição principal

A 65ª Mostra de Cinema de Veneza, que este ano acontece de 27 de agosto a 6 setembro, apresentará os novos filmes dos irmãos Coen, de Takeshi Kitano e de Hayao Miyasaki, e será dedicada ao cineasta egípcio Yussef Chahine, que faleceu no domingo passado, anunciaram nesta terça-feira os organizadores do evento.

AFP |

O Brasil não tem representante concorrendo ao principal prêmio, mas fará presença através de várias atrações, como "Plastic city" de Yu Lik-wai, co-produção Brasil-China-Japão, "A Erva do Rato", de Julio Bressane e Rosa Dias, que será apresentado na Seção Horizontes, e "Puisque nous sommes nés", de Jean-Pierre Duret e Andréa Santana, co-produção com a França e que será exibido na Horizontes Documentários.

O cineasta cult José Mojica Marins, o Zé do Caixão, também vai apresentar seu mais novo longa-metragem, "Encarnação do Demônio", na mostra fora de competição.

"A 65ª Mostra será dedicada a Yussef Chahine, um cineasta único: ele conseguiu reunir o filósofo Averroès e Fred Astaire. É isso que deveria ser o cinema", declarou o diretor da Mostra, Marco Müller.

Os japoneses Takeshi Kitano, com "Akires to kame" ("Achilles and the Tortoise"), e Hayao Miyasaki, com "Gake no ue Ponuyo" ("Ponyo by cliff on the sea"), vão disputar o Leão de Ouro junto ao francês Barbet Schroeder ("Inju, la Bête dans l'Ombre") e o americano Darren Aronofsky ("The Wrestler").

O festival será inaugurado no dia 27 de agost com o filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, "Burn after reading", estrelado por George Clooney, John Malkovitch, Brad Pitt e Tilda Swinton. O filme, apresentado fora de competição, terá sua estréia mundial na ocasião.

O júri será presidido pelo cineasta alemão Wim Wenders e, entre os jurados, estão a atriz italiana Valeria Golino, a cineasta argentina Lucrecia Martel e o diretor chinês Johnnie To.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG