rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) , que o Brasil está negociando a compra de 800 mil tratamentos (cada um composto de 10 comprimidos) para a doença. Atualmente, o País conta com 12,5 mil tratamentos prontos para o uso e outros nove milhões em estado bruto, que precisam de processamento antes da utilização." / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) , que o Brasil está negociando a compra de 800 mil tratamentos (cada um composto de 10 comprimidos) para a doença. Atualmente, o País conta com 12,5 mil tratamentos prontos para o uso e outros nove milhões em estado bruto, que precisam de processamento antes da utilização." /

Brasil negocia compra de mais 800 mil tratamentos para gripe suína

BRASÍLIA - O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, disse nesta segunda-feira, após reunião do grupo interministerial de acompanhamento da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) , que o Brasil está negociando a compra de 800 mil tratamentos (cada um composto de 10 comprimidos) para a doença. Atualmente, o País conta com 12,5 mil tratamentos prontos para o uso e outros nove milhões em estado bruto, que precisam de processamento antes da utilização.

Severino Motta |

De acordo com Penna, a compra do medicamento pronto faz com que o Brasil fique com uma reserva estratégica dos tratamentos. Isso porque, como o material é armazenado em tonéis, a validade do medicamento é ampliada em até quatro anos.

Com a queda da mortalidade, mexer no medicamento [bruto] faz com que ele vença em 2012. No Estado bruto a validade vai até 2016. [Com isso preservamos o remédio] para uma eventual onda de emergência, disse Penna.

Como a compra está em fase de negociação, ainda não há data para a chegada dos primeiros lotes do tratamento. A entrega será sequenciada de acordo com cronograma do Ministério da Saúde. A medida visa evitar que medicamentos percam a validade antes de serem usados.

Penna ainda informou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um pedido para a Organização Mundial de Saúde, para que tratamentos sejam entregues para a missão de Paz no Haiti, que é composta basicamente por brasileiros. Mesmo o País não tendo apresentado nenhum caso da doença, 30 mil foram enviados.

Pandemia próxima

De acordo com Penna, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deve elevar o nível de alerta de cinco para seis a qualquer momento, confirmando a pandemia da influenza A. Apesar disso, disse, não vai haver nenhum tipo de de alteração na rotina brasileira, uma vez que o País já tomou todas as medidas de seu plano de contingenciamento.

Leia também:


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripegripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG