Brasil não precisa se preocupar com gripe suína, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter sido informado nesta domingo pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o Brasil, por enquanto, não tem motivos para se preocupar com a gripe suína.

Agência Estado |

Agência Brasil
Anvisa distribui panfletos em  aeroportos
Segundo ele, Temporão telefonou ao presidente ontem à noite de Istambul, Turquia, e confirmou que nenhum caso foi registrado no Brasil, a não ser a suspeita sobre duas pessoas que estavam em Cancún, no México, e voltaram para o País.

Fazendo o sinal da cruz, o presidente afirmou: "Graças a Deus, até agora, não chegou ao Brasil. Eu espero que não chegue nunca."

Hoje a Secretaria da Saúde de Minas Gerais informou que um casal que voltava da lua de mel em Cancún , no México, foi internado nesta segunda-feira no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte com suspeita de ter contraído gripe suína.

Eles desembarcaram por volta das 4 horas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, onde passaram por exames.

Em nota, o Hospital das Clínicas informou que eles foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e transportados pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em esquema especial de segurança, chegando ao hospital por volta do meio-dia.

De acordo com as informações, a equipe da Fundação Ezequiel Dias (Funed) irá atuar nos próximos dias, juntamente com o hospital, na realização de exames para investigação dos casos. Os pacientes irão permanecer em observação no HC, considerado referência neste tipo de atendimento e o único hospital do Estado que possui leitos com isolamento respiratório. Ainda não há previsão de quando os resultados dos exames serão divulgados.

Aeroportos fazem prevenção de voos vindos do México


Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:

    Leia tudo sobre: gripe aviária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG