SÃO PAULO ¿ A Academia de Hollywood divulgou nesta quarta-feira (20) os nove semifinalistas da categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2010. O Brasil, que concorria com Salve Geral, de Sérgio Rezende, http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2009/09/18/salve+geral+vai+representar+o+brasil+no+oscar+2010+8517927.htmlselecionado em setembro por uma comissão do Ministério da Cultura, está fora da disputa.

Divulgação

Andréa Beltrão em "Salve Geral", que retrata os ataques do PCC na capital paulista

Duas produções sul-americanas, no entanto, seguem com chances de conseguir uma das cinco indicações: "A Teta Assustada", da peruana Claudia Llosa, vencedor do Urso de Berlim e já disponível em DVD no Brasil; e o argentino "O Segredo dos Seus olhos", de Juan José Campanella, conhecido pelo sucesso "O Filho da Noiva".

Três outros filmes têm grandes chances de estar entre os finalistas, todos exibidos no Festival de Cannes do ano passado. São eles o francês "O Profeta", de Jacques Audiard, "Samson & Delilah", do australiano Warwick Thornton, e, o franco favorito, o alemão "A Fita Branca", de Michael Haneke, ganhador da Palma de Ouro e, recentemente, do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

De acordo com a Academia, longas-metragens de 65 países haviam se inscrito para o prêmio. Os indicados de todas as categorias vão ser anunciados no dia 02 de fevereiro. A entrega do Oscar será realizada no Kodak Theatre, em Los Angeles, no dia 07 de março.

Veja abaixo a lista dos nove semifinalistas ao Oscar de filme estrangeiro:

- Alemanha, "A Fita Branca", de Michael Haneke
- Argentina, "O Segredo dos seus olhos", de Juan José Campanella
- Austrália, "Samson & Delilah", de Warwick Thornton
- Bulgária, "The World is Big and Salvation Lurks around the Corner", de Stephan Komandarev
- Cazaquistão, "Kelin", de Ermek Tursunov
- França, "O Profeta", de Jacques Audiard
- Holanda, "Winter in Wartime", de Martin Koolhoven
- Israel, "Ajami", de Scandar Copti e Yaron Shani
- Peru, "A Teta Assustada", de Claudia Llosa

Leia mais sobre: Oscar 2010

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.