Brasil e Portugal discutem acordos na área de saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa em Lisboa de encontro sobre planejamento estratégico de saúde. O evento, que segue até quarta-feira, vai discutir iniciativas e acordos que envolvem a atenção básica, em experiências como a Estratégia da Saúde da Família, saúde mental e atenção aos idosos, segundo informações do Ministério da Saúde.

Agência Estado |

O simpósio Saúde Brasil-Portugal (1808-2008), marca os 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.

O encontro reúne autoridades, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes de medicina, para consolidar uma agenda de cooperação até 2013 entre os dois países. Em junho, o Brasil abrigou o primeiro encontro. De acordo com Temporão, em Lisboa, também serão debatidos temas sobre investigação epidemiológica, a inovação e tecnologia em saúde e o desenvolvimento.

O ministro afirmou também que o Brasil levará as experiências de participação social nas políticas de saúde pública, como controle social, com a realização de conferências nacionais e estabelecimento de conselhos saúde, e experiências nas áreas de políticas para populações específicas (mulheres, indígenas e crianças, entre outros).

As atividades são promovidas pelos ministérios da Saúde do Brasil e de Portugal, por meio da Fundação Oswaldo Cruz e do Alto Comissariado da Saúde (Fiocruz), respectivamente, em parceira com as academias nacionais de medicina e institutos nacionais de saúde de ambos os países. Para o simpósio, o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, é convidado como conferencista da aula magna com o tema “A Saúde no Século XXI: desafios e estratégias”, às 11h30, dia 3, no Instituto Molecular da Universidade de Lisboa.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG