Brasil e México dominam lista de cidades mais violentas do mundo, diz ONG

Ranking feito por organização mexicana indica que das 50 cidades mais violentas, 14 estão no Brasil, 12 no México e 5 na Colômbia

Ansa |

Dez das cinco cidades mais violentas do mundo ficam no México, segundo dados da organização não-governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. A cidade que ficou em primeiro lugar no estudo foi San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 159 homicídios para cada 100 mil habitantes.

A mais violenta do País: Simões Filho é ponto de desova de cadáveres, diz promotor

Em seguida, aparece a mexicana Ciudad Juárez, que fica na fronteira com os Estados Unidos e liderou o ranking por três anos seguidos. Em 2011, a taxa de homicídios foi de 148. O terceiro lugar do ranking é ocupado por Maceió, com taxa de 136.

As outras cidades brasileiras que aparecem na lista são: Belém (78 homicídios a cada 100 mil habitantes), Vitória (67), Salvador (56), Manaus (51), São Luís (50), João Pessoa (48), Cuiabá (48), Recife (48), Macapá (45), Fortaleza (43), Curitiba (38), Goiânia (37) e Belo Horizonte (34).

Mapa da Violência: Cinco municípios do Nordeste estão entre os dez mais violentos do Brasil

Já as mexicanas que aparecem na lista são: Acapulco (128 homicídios a cada 100 mil habitantes), Torreón (88), Chihuahua (83) e Durango (80). Os municípios de Monterrey e Veracruz entraram no ranking pela primeira vez, enquanto Tijuana, Reynosa e Matamoros deixaram a lista.

O estudo, que elege as 50 cidades mais violentas do mundo, leva em conta todos os municípios com mais de 300 mil habitantes e onde haja informação estatística sobre homicídios acessíveis pela Internet.

Do ranking composto por 50 cidades, 14 estão no Brasil, 12 no México e cinco na Colômbia. De acordo com a ONG, dos 50 locais mais violentos do mundo, 40 estão na América Latina. (ANSA)

    Leia tudo sobre: violênciahomicídioscrimesbrasilméxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG