Brasil e EUA assinam parceria em vigilância sanitária

Medida deve agilizar o registro de medicamentos

Agência Estado |

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sua correlata nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), firmaram hoje (24) parceria, em Washington, que deve contribuir para agilizar o registro de medicamentos, diminuir a necessidade de inspeções e acelerar a avaliação sobre retirada de produtos do mercado.

Segundo comunicado do Ministério da Saúde, o acordo permite a troca de informações sobre registro de medicamentos entre as duas agências, o que não só facilita a liberação de venda do produto, como evita o retrabalho na análise da documentação das empresas.

"Isso (parceria) tem um impacto brutal porque, se eu tenho acordos que me permitem reconhecer etapas já realizadas pelo FDA e vice-versa, ganho em rapidez, segurança, evito dispersão de recursos e sobreposição de trabalho", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O ministro está nos EUA em missão governamental.

O acordo, a primeira etapa para o reconhecimento mútuo entre as duas agências, envolve três diferentes áreas: registro de medicamentos, equipamentos e produtos médicos, inspeções e vigilância pós mercado.

    Leia tudo sobre: AnvisaFDAregistro de medicamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG