Brasil defende sua soberania e quer boas relações com Itália

BRASÍLIA - A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou, nesta quarta-feira, ao comentar o atrito diplomático causado pela concessão de refúgio político ao ex-guerrilheiro italiano Cesare Battisti, que o Brasil deseja manter as boas relações diplomáticas com a Itália, mas precisa também defender sua soberania. ¿Por um lado, nós queremos preservar a soberania do nosso País. Mas por outro, queremos manter as nossas relações históricas com a Itália¿, disse.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

    Dilma reiterou que o governo brasileiro dá por encerrada a questão no âmbito do Executivo, devendo ser tratada pelo Judiciário. A afirmação foi feita em coletiva de imprensa, após anúncio do balanço de dois anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Inicialmente, Dilma se recusou a responder à pergunta de uma jornalista italiana, mas voltou atrás.

    Cesare Battisti foi condenado pela justiça italiana por quatro assassinatos cometidos entre 1977 e 1979. Desde março de 2007, ele cumpria prisão preventiva para fins da extradição solicitada pelo governo da Itália. Entretanto, no último dia 13, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político ao italiano. A decisão provocou uma crise diplomática entre o Brasil e a Itália, que chamou o embaixador italiano no País para consulta.

    A defesa de Battisti entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a libertação do ex-guerrilheiro. Por sua vez, a Corte brasileira solicitou ao governo italiano manifestação sobre o pedido de liberdade. O relator do processo, ministro Cezar Peluso, também pediu, ao ministro da Justiça, cópia integral da decisão do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) que negou pedido de refúgio para o escritor italiano. A previsão é de que o julgamento final ocorra em março.

    Leia mais sobre: Cesare Battisti

      Leia tudo sobre: cesare battisti

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG