Brasil confirma novo caso de gripe; total vai a 21

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde confirmou na noite desta segunda-feira um novo caso da gripe H1N1 no Brasil, elevando para 21 o total de infectados no país. O número de casos suspeitos segue em 21. Há ainda 25 casos em monitoramento e outros 369 foram descartados.

Reuters |

A paciente, de Campinas (SP), contraiu a doença de outra pessoa infectada que havia viajado ao exterior. Ela está internada e passa bem.

De acordo com o comunicado do ministério, a paciente trabalha em uma creche que atende a 30 crianças e todas as pessoas que tiveram contato com ela serão monitoradas.

"Todas as crianças e funcionários da creche, bem como seus contatos próximos, estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde", diz a nota.

Por precaução, as aulas na escola onde a paciente trabalha foram suspensas por dez dias, período de manifestação dos sintomas da doença.

Com este resultado positivo, subiu para 21 o total de casos confirmados no país, sendo nove em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e quatro em Santa Catarina. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins tiveram um caso cada.

Dos casos confirmados, sete foram de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos com pacientes procedentes do exterior.

"Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1)", afirmou o ministério em nota.

O vírus, que se espalha facilmente e em geral provoca sintomas brandos, já foi diagnosticado em cerca de 17.500 pessoas em 64 países, matando 115 delas, a maioria no México, segundo a Organização Mundial da Saúde.

(Reportagem de Hugo Bachega)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG