Brasil apresenta na Unesco linhas gerais de reunião de Brasília

O Brasil apresentou nesta quarta-feira na Unesco as linhas gerais da próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá no ano que vem, em Brasília, sob presidência brasileira.

AFP |

Durante um encontro a portas fechadas na presença de representantes dos 186 países que integram a Conveção do Patrimônio Mundial, o presidente do Comitê, João Luiz Silva Ferreira, revelou o plano de trabalho da reunião de Brasília, indicaram à AFP fontes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Participou da reunião o ministro da Cultura Juca Ferreira, segundo fontes da delegação do Brasil na Unesco.

Brasília, cuja construção terminou no dia 21 de abril de 1960, foi projetada pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em 1987, a Unesco incluiu a cidade na Lista do Patrimônio Mundial.

A reunião desta quarta, apenas informativa, segundo fontes da Unesco, acontece um dia depois da eleição de 12 novos membros do Comitê do Patrimônio Mundial.

Os outros membros do Comitê, além do Brasil, são África do Sul, Austrália, Barein, Barbados, Camboja, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estônia, Etiópia, Rússia, França, Iraque, Jordânia, Mali, Nigéria, Suécia, Suíça e Tailândia.

O encontro do Comitê em Brasília, que vai de 25 de julho a 3 de agosto de 2010, será precedido de duas reuniões de especialistas.

Especialistas em paisagens urbanas históricas se reunirão de 7 a 11 de dezembro no Rio de Janeiro. De 29 a 31 de março de 2010, especialistas em patrimônio mundial e desenvolvimento sustentável participarão de um encontro em Parati marcado pelo governo do Brasil para discutir o desenvolvimento sustentável no marco da Convenção.

O Brasil tem 17 locais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e atualmente está comprometido com a Unesco em um vasto programa de preservação da biodiversidade única de seus ecossistemas.

gc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG