Bombeiros buscam vítima levada por correnteza no PR

Além de causar o desaparecimento de um jovem, chuvas já deixaram centenas de desabrigados no Estado

iG São Paulo |

Os bombeiros continuam as buscas por um homem de 23 anos que está desaparecido desde a última sexta-feira, quando foi levado pela correnteza do Rio Atuba, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Pelo menos duas equipes trabalham nas buscas pelo jovem, cujo nome não foi revelado.

iG São Paulo
Rio Barigui transbordou e inundou a capital paranaense

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, o balanço desta segunda-feira aponta que 543 pessoas estão desabrigadas e 378 desalojadas (aquelas que precisam recorrer a abrigos da Prefeitura). Pelo menos 13.979 pessoas sofreram com os alagamentos. A Defesa Civil estima que mais de 200 mil foram afetadas pelas chuvas de alguma maneira.

Na noite de domingo, chuvas acompanhadas de ventos fortes causaram estragos em Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Em Cascavel, houve diversas quedas de árvores, o que causou uma série de solicitações para o Corpo de Bombeiros da cidade.

Em Marechal Cândido Rondon, a chuva e o vento, que chegou a 135 km/h, provocaram estragos em pelo menos dez casas. Toledo foi a cidade mais afetada. Estima-se que 30 casas foram destelhadas total ou parcialmente e muitas árvores caíram após os temporais.

Em Pato Branco, dois córregos que cortam a cidade transbordaram, alagando cerca de 30 casas e edificações comerciais, além do Hospital do Câncer.

Outras cidades afetadas

Chove no Estado do Paraná desde o dia 21 de abril e, segundo a Defesa Civil, já chega a 29 o número de cidades atingidas pelas chuvas. O município de Colombo é o que mais sofreu danos. Pelo menos 5.300 pesosas foram afetadas, sendo que 250 estão desalojadas. Em Curitiba, 406 casas foram atingidas. Em Francisco Beltrão, há registro de danos em 280 edificações.

Queda de barreira

A rodovia PR 438, no trecho entre Teixeira Soares e Guaragi, no km 24, está com tráfego em meia pista devido à queda de barreiras. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, os trabalhos para o restabelecimento da pista são realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ainda na região de Irati, a PR-153 está completamento bloqueada no km 319, no trecho que liga os municípios de Irati e Imbituva, por causa do asfalto que cedeu. 

Santa Catarina

No Estado de Santa Catarina chega a oito os municípios em situação de emergência por causa dos temporais. São eles: Dona Emma, Presidente Castelo Branco, Caçador, Lebon Régis, Matos Costa, Rio das Antas, Rio do Campo e Timbó Grande. No total, 25 municípios foram prejudicados pelas chuvas e quase 54 mil pessoas foram afetadas, de acordo com a Defesa Civil estadual. 

Mais chuva

Segundo o Climatempo, deve continuar a chover forte no sul do País nesta segunda-feira. A chuva forte e volumosa tem potencial para rajadas de vento, ocorrência de raios, queda de granizo e alagamentos no centro-norte gaúcho, em todas as áreas de Santa Catarina e no leste, no centro-sul e no oeste do Paraná. As três capitais da região Sul ficam em alerta por conta do alto risco de temporais.

Na terça-feira, a instabilidade começa a perder força, mas ainda há cndições de chuva moderada a forte no Vale do Itajaí (SC) e no Paraná.

    Leia tudo sobre: chuvasparaná

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG