Bolívia deve apostar no Brasil e não em Chávez, afirma Alain Touraine

A Bolívia deve optar pelo caminho continental buscando apoio no Brasil e não apostar no caminho venezuelano de Hugo Chávez, considerou o sociólogo francês Alain Touraine em uma entrevista concedida à AFP em Lima.

AFP |

O presidente boliviano "Evo Morales está entre dois caminhos possíveis e o único realmente frutífero é o caminho seguido por Luiz Inácio Lula da Silva: o caminho continental e não o caminho venezuelano", disse Touraine, um dos mais importantes sociólogos contemporâneos.

"O problema central da América Latina hoje é a Bolívia e esta depende muito de Hugo Chávez. Mas o futuro da Bolívia é o gás e isso supõe a ajuda do Brasil. Não há outra solução para a Bolívia", ressaltou o pensador.

"Morales precisa da ajuda imediata da Venezuela, mas o problema real é que não é possível escolher um caminho porque há uma divisão interna impressionante na Bolívia", acrescentou.

Em relação à atual crise boliviana, Touraine manifestou sua convicção de que o país não será dividido: "Não estou pessimista, não creio que Santa Cruz se separe. O mercado cruzenho é a Bolívia".

"Espero que o Brasil tenha possibilidades de ajudar a Bolívia antes que ela seja destruída por Chávez e por Santa Cruz", insistiu.

"Chávez e Morales -acrescentou- são dois fenômenos políticos da América Latina totalmente diferentes: eu sou anti-Chávez e pró-Morales".

Touraine criticou o governante da Venezuela ressaltando que "há propaganda e a Venezuela não foi transformada em um país mais igualitário".

"Chávez não é Fidel (Castro) porque Fidel representava o campo socialista. Chávez é um poço de petróleo e tem influência porque tem muito dinheiro", afirmou o sociólogo francês, um especialista em América Latina.

A obra de Touraine foi traduzida para vários idiomas e sua produção causou grande impacto nas ciências sociais na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.

ljc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG