RIO (Reuters) - O BNDES pretende lançar uma linha de refinanciamento de dívidas do setor agrícola, afirmou o presidente do banco, Luciano Coutinho, nesta sexta-feira. O setor agrícola tem um pedaço de inadimplência que estamos examinando como podemos apoiar e refinanciar. Em breve a gente anunciará isto, disse Coutinho a jornalistas, durante evento de divulgação de resultados financeiros do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Segundo fontes do banco, já ocorreram reuniões sobre o tema, envolvendo representantes de outros bancos do país, e outras conversas estão programadas para a próxima semana.

A linha está sendo coordenada com os bancos públicos que atuam no financiamento agrícola e com os ministérios da Fazenda e da Agricultura.

O presidente Luciano Coutinho não deu detalhes sobre o montante e nem a modelagem dessa linha financiamento.

"O nível de inadimplência do setor agrícola, especialmente nas áreas mais frágeis, como pequenos agricultores em geral, é alto. A atividade agrícola é muito ingrata, está sujeita a acidente climáticos, flutuações de preço, então os elos mais frágeis da cadeia estão normalmente sujeitos a inadimplência. Não há nenhum relacionamento entre isso e a crise", disse Coutinho.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Edição de Marcelo Teixeira)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.