F - Brasil - iG" /

BNDES estuda lançar produtos ambientais com BM F

O superintendente da Área de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sérgio Weguelin, disse que o banco está preparando alguns produtos ligados aos créditos de carbono em parceria com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). Segundo Weguelin, a ideia da instituição é fazer no ambiente verde o que a BNDESPar fez pelo mercado acionário.

Agência Estado |

A BNDESPar é o braço de participações do BNDES em empresas. Ele afirmou que o lançamento poderia ser ainda este ano, mas também disse que nada ainda está definido sobre o assunto e, por esse motivo, não poderia falar sobre isso.

O banco, de acordo com ele, quer estimular que empresas façam projetos que originem créditos de carbono. "No retorno do projeto, está incluído crédito de carbono", disse. Ele lembrou que o banco já tem participação em dois fundos de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) para atuar nesse sentido e está procurando gestor para um fundo de florestas. Também observou que o BNDES é o gestor do Fundo da Amazônia, para o qual a Noruega entrou com US$ 1 bilhão.

Weguelin disse ainda que o banco está examinando como fazer "o mapeamento do rastro do boi" para evitar problemas de desmatamento causados pela criação agropecuária. "O banco está examinando isso e, quando tiver algo, o presidente anuncia", declarou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG