com bigodes na Colômbia - Brasil - iG" /

Biólogos descobre borboleta com bigodes na Colômbia

Bogotá, 10 mar (EFE).- Uma nova espécie de borboleta, cuja principal característica são os bigodes que desenvolveu, foi encontrada por uma expedição em Serrania de los Yarigüíes, no noroeste da Colômbia, confirmou hoje à Agência Efe a Fundação ProAves.

EFE |

A descoberta da nova borboleta, cujo nome científico é "Splendeuptychia ackeryi", foi notificada pela revista científica "Zootaxa", destacou a porta-voz da ProAves, Diana Balcázar.

A "borboleta com bigodes" foi encontrada pelos biólogos Blanca Huertas e Cristóbal Ríos durante um trabalho de campo na região conhecida como Serrania de los Yarigüíes, declarada Parque Nacional em 2005 e onde a Fundação ProAves mantém duas reservas naturais.

Huertas, também curadora do Museu de História Natural de Londres, analisou e comparou várias espécies com os materiais de outros museus e textos. No fim da pesquisa, descobriu que o exemplar, que tem as partes ao redor da boca cabeludas, ainda não era registrado.

"Ao fazer as comparações, a bióloga se deu conta de que era uma espécie nova. (...) E agora, a publicação na 'Zootaxa' oficializa seu registro para a comunidade científica", declarou a porta-voz da ProAves. EFE rrm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG