Biografia de Che Guevara por Soderbergh é um dos destaques em Cannes

Uma ambiociosa cinebiografia do médico e revolucionário argentino Ernesto Che Guevara é um dos destaques desta quarta-feira (21) em Cannes. Dividido em duas partes, ao longo de mais de quatro horas, Che é o segundo filme do norte-americano Steven Soderberg (Onze Homens e um Segredo, Erin Brockovich) a disputar a Palma de Ouro, apesar do diretor ter exibido outros dois filmes fora de competição no festival.

Da Redação do Último Segundo |

As filmagens foram realizadas ao mesmo tempo na Espanha, a partir do segundo semestre de 2007, e consumiram cerca de 70 milhões de dólares. A primeira parte da saga enfoca a participação de Che na guerrilha que resultou na Revolução Cubana, em 1959, ao lado de Fidel Castro, e se estende até seu discurso na tribuna da ONU, em Nova Iorque, em 1964. Já a outra metade mostra a vida do revolucionário após o sucesso da operação em Cuba e a vontade de espalhar, a partir da Bolívia, a experiência para o resto da América Latina.

Getty Images
Rodrigo Santoro na festa
de lançamento de "Che"
O ator Benicio Del Toro é o responsável por encarnar o mito, em um trabalho de caracterização que impressiona pela semelhança com o personagem histórico. O diretor Walter Salles já retratou a juventude de Che no filme "Diários de Motocicleta" (2004), protagonizado por Gael García Bernal. Outro brasileiro, no entanto, participa do novo longa-metragem: Rodrigo Santoro interpreta Raúl Castro, irmão de Fidel.

Soderbergh, que ganhou o principal prêmio de Cannes em 1989 por "Sexo, Mentiras e Videotape", disse que foi atraído ao projeto não só porque a vida de Guevara parece uma história de aventura, mas também pelas grandes dificuldades de se implementar um ideal político em larga escala. "Queria detalhar as necessidades que uma campanha assim exige, além de ilustrar o processo de como um homem de vontade inabalável descobre a própria habilidade de inspirar e liderar os outros."

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Leia tudo sobre: festival de cannessteven soderbergh

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG