Bernardo critica proposta de terceiro mandato para Lula

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, considerou inapropriada a defesa do terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita hoje pelo prefeito de Recife, João Paulo, no encontro de prefeitos do PT. Isso não é bom.

Agência Estado |

O presidente já deixou clara sua posição. Acaba deixando a oposição completamente sem sono. Tem gente na oposição que não dorme há muito tempo por causa disso", afirmou. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, na mesma linha de Paulo Bernardo, afirmou: "O Brasil precisa de uma reforma política. Mas quando se levantam questões de mudança de regra no meio do jogo, como fez o ex-presidente Fernando Henrique, só desestabiliza e cria falsas polêmicas. Mas quem quiser falar, que fale".

Além de defender um terceiro mandato para o presidente Lula, o prefeito de Recife quer que o novo período na Presidência da República seja de cinco anos. "Lula tem de criar coragem e dar mais um passo rumo ao mandato de cinco anos", afirmou. "Por mais que eu respeite os companheiros do PT, a ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil) e membros de outros partidos, como Ciro Gomes, no momento Lula é a única pessoa que tem condições de dar continuidade ao projeto de distribuição de renda. E a oposição ataca de forma infernal. Vou continuar cantando esta idéia por aí no ritmo de frevo", disse João Paulo.

Já o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, disse que muitos prefeitos usarão a bandeira do terceiro mandato para Lula na eleição municipal, como forma de atrair votos. "Lula tem mais de 80% de aprovação na baixada fluminense. Se eu fizesse um abaixo assinado pelo terceiro mandato, iria virar uma febre. Mas isso não prospera porque o presidente já disse que é contra". Ele fez a ressalva de que o uso do terceiro mandato como bandeira eleitoral não é o caso do prefeito de Recife. Para Lindberg, muitos candidatos à reeleição poderão assumir a bandeira do terceiro mandato em causa própria.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG