Berlusconi pede um milhão de euros ao jornal La Repubblica por difamação

O presidente do Conselho italiano, Silvio Berlusconi, vai abrir ações legais contra vários meios de comunicação da Europa pela cobertura de sua vida privada, exigindo um milhão de euros ao jornal italiano La Repubblica por difamação.

AFP |

"Isto acontecerá pela primeira vez na história da Itália", anunciou nesta sexta-feira o jornal italiano informando na primeira página sobre a demanda iniciada no dia 24 de agosto passado pelo chefe de governo italiano.

Desde maio passado, o diário publica todos os dias dez perguntas incômodas dirigidas a Berlusconi sobre sua controvertida vida privada desde que a esposa anunciou o pedido de divórcio, insinuando que ele frequentava menores de idade.

O advogado de Berlusconi, Niccolo Ghedini, confirmou nesta sexta-feira à imprensa local que vai acionar por difamação publicações de Espanha, França, além de Itália, pela divulgação de informações "caluniosas" sobre o líder político.

Ghedini disse também que está examinando demandas contra a imprensa da Grã-Bretanha.

A questão contra o La Repubblica vem sendo motivo de polêmica na Itália e de "alarme" no Sindicato de Jornalistas italianos.

"Trata-se de um ataque direto ao jornalismo", reagiu o presidente da Federação Nacional da Imprensa, Roberto Natale.

A ação judicial contra um dos jornais mais influentes do país, próximo à centro-esquerda, foi duramente criticado pelo líder do Partido Democrático (PD), Dario Franceschini.

"Trata-se de um ato de intimidação contra a liberdade de imprensa", declarou Franceschini, que denunciou uma "anomalia" na democracia da Itália.

Segundo o advogado de Berlusconi, entre outros meios que serão objeto de ação estão a revista francesa Le Nouvel Observateur por publicar matéria intitulada "Poder, Sexo e Mentiras", e o jornal espanhol El País pela divulgação de fotografias de pessoas nuas na mansão de Berlusconi, na Sardenha.

kv/mcd/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG