Gomorra e a série Piovra promovem a máfia - Brasil - iG" /

Berlusconi diz que Gomorra e a série Piovra promovem a máfia

O presidente do Governo italiano, Silvio Berlusconi, culpou hoje livros como Gomorra e a série de televisão La Piovra de fazer propaganda da máfia italiana no mundo.

EFE |

Durante uma entrevista coletiva sobre as conquistas do Governo para resistir ao crime organizado, Berlusconi afirmou que a máfia italiana "é só a sexta no mundo", mas que é muito mais conhecida internacionalmente "graças à promoção" feita pelos livros e séries de televisão.

O primeiro-ministro, que não esclareceu com base em que parâmetros a máfia era sexta do mundo, citou como "apoio promocional" tanto a série "La Piovra" (1984) transmitida em 160 países, como o livro "Gomorra", cujo autor, Roberto Saviano, é obrigado a viver escoltado dia e noite graças às ameaças de morte da Camorra.

Berlusconi disse que durante seu Governo foram realizadas 500 operações policiais e cinco mil prisões de supostos mafiosos "superando as realizadas pelos Executivos precedentes".

Por sua vez, o ministro do Interior, Roberto Maroni, acrescentou que 23 fugitivos incluídos na lista dos 30 criminais criminosos mais perigosos do país foram presos e que se expropriaram bens no valor de 10 bilhões de euros.

As palavras de Berlusconi provocaram uma reação dura de alguns políticos que mostraram seu apoio a Saviano, que desde 2006 vive em quartéis sob estreita vigilância devido às ameaças da máfia, revoltada por ter suas atividades ilegais expostas no livro.

"Nas palavras de Berlusconi se lê todo o desprezo pela cultura da legalidade e do empenho civil de Roberto Saviano", afirmou Pancho Pardi, membro do partido a Itália dos Valores. EFE ccg/pb

    Leia tudo sobre: gomorra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG