expedição de Hollywood a Cuba - Brasil - iG" /

Benicio del Toro e Bill Murray lideram expedição de Hollywood a Cuba

HAVANA ¿ Os atores norte-americanos Benicio del Toro, Robert Duvall, Bill Murray e James Caan estão visitando Cuba como parte de um projeto de pesquisa, em uma das maiores expedições de Hollywood à ilha em uma década, disse na quinta uma fonte próxima ao grupo.

Reuters |

Reuters

Bill Murray canta durante cerimônia realizada na União Cubana de Escritores e Autores

Cerca de dez atores e outras figuras do setor cinematográfico chegaram a Cuba na noite de quarta-feira e vão permanecer na ilha até o fim de semana. "Trata-se de uma visita particular. As pessoas estão aqui como parte de uma pesquisa para um projeto", disse à Reuters o porta-voz do grupo.

Os artistas visitaram na quinta-feira as instalações do Instituto Cubano de Estudos Cinematográficos (ICAIC). De acordo com o representante do grupo, Del Toro "está aqui por outra razão, não ligada à pesquisa". Mas ele não deu maiores detalhes.

Del Toro foi aclamado em Havana em dezembro passado quando apresentou "Che", filme biográfico de Steven Soderbergh sobre o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara, médico argentino que lutou ao lado de Fidel Castro na revolução de 1959 e é visto como herói nacional em Cuba. Pouco antes, ele tinha apresentado o filme em Miami, onde foi exibido em meio a protestos de exilados cubanos de linha dura.

Reuters

Benicio del Toro, James Cam e Robert Duvall integram a comitiva norte-americana

Os atores viajaram a Cuba com uma autorização do Departamento do Tesouro dos EUA, que fiscaliza o cumprimento do embargo contra a ilha. Os EUA restringem as visitas de seus cidadãos a Cuba. Mas o Departamento do Tesouro emite autorizações para viagens de acadêmicos, artistas, empresários e religiosos, entre outros.

Outras personalidades de Hollywood, como Robert Redford, Arnold Schwarzenegger, Soderbergh e o diretor Steven Spielberg já foram a Cuba no passado. Mas os intercâmbios entre Cuba e EUA ficaram mais difíceis durante o governo de George W. Bush.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu "relançar" as relações entre os dois países, velhos inimigos da Guerra Fria e separados apenas pelos 145 quilômetros do Estreito da Flórida.

Leia mais sobre: Cuba

    Leia tudo sobre: benicio del torobill murraycubahollywood

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG