Benefício ajuda na aquisição de eletrodomésticos

Quando sobra dinheiro, beneficiários compram televisão, geladeira e fogão

Sabrina Lorenzi, enviada a Junco do Maranhão |

Estudos recentes mostram que as famílias beneficiárias do Bolsa Família destinam a maior parte dos recursos à compra de alimentos e material escolar. Mas também há quem consiga reservar um dinheirinho para adquirir eletrodomésticos. Em Junco do Maranhão, cidade com a maior cobertura do benefício, famílias que plantam alimentos para subsistência abrem espaço no orçamento para pagar prestações de geladeira, fogão e televisão.

Paulo Marcos
Raimunda: programa abriu folga no orçamento

Na casa da agricultora Raimunda Lourenço, os tijolos à mostra contrastam com a televisão de tela plana que a família adquiriu no começo deste ano. Ela repete por vezes que usou o dinheiro da venda de um bezerro na aquisição do bem, mas admite que o auxílio mensal do Bolsa Família abriu uma folga no orçamento que facilitou a compra.

Paulo Marcos
Plantação de mandioca contribui para o sustento da família de Raimunda

A considerar o gosto da mãe de Wendson, 8, e Anderson, 7, em exibir as roupas, calçados e “fardas” (uniforme escolar), o armário das crianças parece ser o item mais precioso da casa. Cadernos, livros, calçados, ela exibe o capricho de ter os filhos na escola. Como na maioria das casas visitadas pelo iG, no quarto das crianças há redes, e não camas para dormir.

A plantação de mandioca e macaxeira (“uma variação da mesma planta, com sabor mais adocicado”, ela explica) no fundo do quintal também contribui para o sustento da família. A agricultura familiar é típica na região.


Na casa de Valdelice Oliveira da Silva, 19, a lavoura também garante boa parte da alimentação e parte do pagamento do Bolsa Família pôde, assim, ser destinada à compra de uma geladeira. Ela cuida do filho e dos irmãos mais novos, Denilson, 12, e Milena, 8, enquanto os pais trabalham na roça.

Paulo Marcos
Valdelice, com o filho no colo e irmãos: geladeira é novidade na casa

    Leia tudo sobre: Bolsa FamíliaJunco do Maranhão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG