Benedetti se recupera escrevendo novo livro de poemas

MONTEVIDÉU, 12 MAI (ANSA) - O escritor uruguaio Mario Benedetti, de 87 anos de idade, trabalha diariamente em seu novo livro de poemas, Biografia pra encontrarme, que espera terminar este ano, enquanto se recupera dos problemas de saúde que teve em janeiro.

Agência Ansa |

"(A nova obra) está quase terminada, há 66 poemas no momento", disse hoje à ANSA o secretário pessoal do escritor, Ariel Silva.

"(Benedetti) está bem, se recuperando pouco a pouco e voltando à rotina, caminhando pela casa" e recebendo visitas de "pessoas próximas", acrescentou Silva.

Mas, segundo o secretário, o que faz melhor ao escritor "é o trabalho, escrever, corrigir".

Além disso, Silva anunciou que, após vários adiamentos, o último livro finalizado por Benedetti -- "Testigo de uno mismo" -- será lançado oficialmente em julho, em Buenos Aires, pela editora Planeta, mas é pouco provável que o autor viaje à Argentina para o evento devido ao inverno, que pode fazer mal a sua saúde.

No entanto, o secretário não descarta a possibilidade de haver outro lançamento simultâneo no Uruguai com a presença do autor.

Neste final de semana, Benedetti recebeu em sua casa a diretora do Centro Cultural Espanhol, Hortensia Campanella, que lhe presenteou com o livro "Mário Benedetti. Un mito discretísimo", uma biografia sobre o escritor.

Nascido em 1920 em Paso de los Toros, no departamento (estado) uruguaio de Tocurembó, Benedetti é um dos escritores mais queridos de seu país e entre suas obras mais famosas estão "Gracias por el fuego" e "La tregua".

Autor de mais de 80 livros de poemas, novelas, relatos e ensaios, além de roteiros de cinema, o escritor obteve vários prêmios internacionais como o Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana e o Prêmio Ibero-americano José Martí. (ANSA)

    Leia tudo sobre: mario benedetti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG