Beltrame vai pedir a transferência de Choque para presídio federal de Catanduvas

RIO DE JANEIRO ¿ O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, vai pedir a transferência do traficante Alexander de Jesus Carlos, o Choque, para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no oeste do Paraná. Para Beltrame, a mudança tem como objetivo evitar que o criminoso continue ditando as ordens na facção criminosa que ele comanda. Atualmente, Choque está detido na penitenciária Bangu 3, no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio.

Redação |

Acordo Ortográfico

A mudança será coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) com o suporte da Polícia Federal. O presídio de Catanduvas tem 12,6 mil metros quadrados e capacidade para 208 presos em celas individuais. Lá, estão detidos os criminosos mais perigosos do País, como Fernandinho Beira-Mar.

Choque, de 34 anos, foi preso, na manhã de ontem, numa casa de dois andares na praia de Jacumã, no município do Conde, próximo a João Pessoa, na Paraíba, por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Ele vivia como turista naquele local com a mulher e dois filhos há cerca de três semanas.

De acordo com o titular da Dcod, Marcus Vinícius Braga, o traficante escolheu a Paraíba como esconderijo para fugir do foco das investigações, que vinham sendo feitas há nove meses. Os policiais ainda não sabem se a casa onde Choque foi encontrado era alugada, comprada ou emprestada.

O traficante é tido pela polícia como o bandido mais perigoso do Rio. Ele teria assumido o comando do tráfico de drogas do Complexo do Alemão desde a suposta morte, em agosto, de Antônio de Souza Ferreira, o Tota, ex-líder daquela comunidade.

Segundo a Dcod, Choque é suspeito de ter assassinado um guarda-costas de José Mariano Beltrame, ocorrido na Linha Vermelha, dois policiais militares na Praça da Cruz Vermelha, no Centro, e sequestrado um grupo de orientais, no Alto da Boa Vista.

Veja também:

Leia mais sobre: traficantes


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG