Belo Horizonte registra 1º caso de dengue hemorrágica no ano

BELO HORIZONTE - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de dengue hemorrágica em Belo Horizonte neste ano. A secretária-adjunta de Saúde, Maria do Carmo, informou ontem sobre a ocorrência e hoje a secretaria confirmou que um rapaz de 20 anos, com sintomas da doença, procurou no dia 05 a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha, na zona norte da capital.

Agência Estado |

No dia seguinte, exames confirmaram que se tratava da forma hemorrágica da dengue. O jovem ficou internado por três dias, recebeu alta e se recupera em casa.

A forma hemorrágica é a mais letal da dengue, com cerca de 20% dos casos levando ao óbito. Na dengue clássica, a mortalidade é de um para cada 10 mil.

Em Minas Gerais, já foram registradas duas mortes - ambas no interior do Estado - pela doença em 2008 e um caso está sob investigação. A Secretaria Estadual afirma, porém, que dos dois casos de febre hemorrágica, que evoluíram para óbito, um foi "importado" do Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, diante do avanço da doença nos últimos dias, as autoridades já admitem risco de epidemia. Por enquanto, o problema é considerado "pontual", concentrado na região nordeste da cidade. De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal, foram notificados 3.476 casos em Belo Horizonte, sendo que 1.544 foram confirmados. Deste total, 1.057 casos foram registrados na região nordeste. A segunda região com maior incidência da doença é a noroeste, com 135 casos confirmados.

Número no Rio

Os casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro aumentaram 32% em apenas uma semana. Nesse período, mais 12 mortes foram confirmadas, subindo de 67 para 79 o número de óbitos. Outros 80 são investigados. Também foram registrados 18.389 novos casos, totalizando 75.399 ocorrências da doença. Para tentar conter a epidemia e diminuir a letalidade da doença, o governo do Rio abriu desde o início do ano 505 leitos e dez tendas de hidratação, que recebem apenas pacientes com suspeita de dengue. ( Leia mais )

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG