Beatriz Milhazes inaugura mostra e intervenção em museu de São Paulo

SÃO PAULO ¿ A artista plástica carioca Beatriz Milhazes, atualmente um dos maiores nomes da arte brasileira no exterior, inaugura neste sábado (06) na Estação Pinacoteca, em São Paulo, a exposição ¿Pinturas e Colagens¿, que segue em cartaz até 20 de novembro. A novidade fica por conta de uma intervenção nos vidros das janelas da galeria, no quarto andar do prédio, que varia de acordo com a luminosidade do dia.

Redação |

"Bastille" (2003) / Divulgação

À noite, porém, a sala permanecerá iluminada, transformando as janelas mesmo com a escuridão do lado de fora. O trabalho ¿ o primeiro de grande porte no Brasil desde as intervenções de Beatriz no metrô de Londres e em uma loja de departamentos em Manchester, na Inglaterra ¿ permanecerá por um ano exposta na Estação Pinacoteca.

A exposição, com curadoria de Ivo Mesquita, apresenta 25 pinturas e cinco colagens produzidas pela artista entre 1989 e 2007. A mostra será acompanhada de um catálogo de 200 páginas com ilustrações e textos sobre o processo de trabalho da artista, além de uma tipologia das formas criadas por Beatriz e Faye Hirsch sobre o conjunto de gravuras. A publicação, no entanto, será lançada após a abertura da mostra para poder incluir imagens da intervenção no prédio da Pinacoteca.

"Help Yourself" (1995) / Divulgação

Beatriz Milhazes nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e se dedica principalmente à gravura e ilustração. Sua obra faz referências ao barroco e à art deco, assim como homenagens a Tarsila do Amaral e Burle Marx. A partir dos anos 1990, começou a se destacar em mostras internacionais na América do Norte e Europa e atuou como artista visitante em várias universidades dos Estados Unidos.

Atualmente, suas obras fazem parte do acervo de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan, em Nova Iorque. Em maio, seu trabalho O Mágico foi arrematado em um leilão da Sothebys por US$ 1,04 milhão, confirmando seu protagonismo no mercado de arte mundial.

Serviço
Beatriz Milhazes - "Pinturas e Colagens"
Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 (grátis aos sábados)
Informações: (11) 3337-0185

Leia mais sobre: Beatriz Milhazes

    Leia tudo sobre: artes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG