Basso and Brooke lideraram as tipicamente coloridas e criativas coleções dos estilistas brasileiros na Semana de Moda de Londres, que termina nesta terça-feira a comemoração de seu 25º aniversário.

O desfile da dupla formada pelo brasileiro Bruno Basso e o britânico Christopher Brooke foi o ponto máximo de um dia em que também se apresentaram Inácio Ribeiro, do casal Clements Ribeiro, e Sergio Pires, da marca Romeo Pires.

"O Brasil está vivendo uma época apaixonante e é genial ver o talento brasileiro apresentado no estrangeiro", declarou à AFP Inácio Ribeiro, que junto a sua esposa Suzanne Clements volta ao primeiro plano da moda nesta temporada, após anos na marca francesa Cacharel.

Basso and Brooke, pioneiros em estampas digitais, apresentaram na passarela da Sommerset House uma coleção tão colorida quanto de costume, porém mais estruturada, com vestidos em que dominavam as assimetrias e os drapeados, criados "para uma mulher elegante e muito internacional", explicou o estilita no final do desfile.

A dupla anglo-britânica, que ganhou os holofotes quando a primeira-dama americana, Michelle Obama, usou uma de suas blusas, confirmou sua posição como um dos grandes nomes das passarelas de Londres, cinco anos depios de ganhar o prêmio Fashion Fringe.

Clements Ribeiro organizou uma apresentação paralela aos desfiles para marcar seu retorno, com uma coleção que o estilista descreveu como uma "extravagante e excêntrica volta às origens".

A coleção trouxe looks básicos e elegantes, elaborados principalmente em seda, algodão e caxemira, com as tradicionais listras horizontais em branco e preto personalizadas com inovadores bordados, zíperes e pérolas.

"Iniciamos com os gatos, que introduzimos nos estampados, e evoluíram para os bordados, e como fizemos os olhos dos gatos com zíperes, eles começaram a entrar em toda a coleção", explicou Ribeiro, acrescentando que isto permite dar às luxuosas criações que parecem alta-costura um ar mais "tosco".

Suas origens brasileiras se refletem no tom "relaxado e esportivo" da coleção. "Os brasileiros são muito informais e alegres e acredito que esta falta de seriedade vem do Brasil", diz Ribeiro.

O terceiro representante brasileiro do dia foi Sergio Pires, estilista junto ao britânico Nicholas Humphrey da marca Romeo Pires, que apresentou na sessão "Off/On" uma coleção colorida e ultrafeminina batizada "Dois Mundos e o Meio", amplamente inspirada no Brasil.

O país, e especialmente a selva amazônica, além das praias, também inspiraram a quarta representante brasileira na semana de moda londrina, a queridinha das celebridades Daniella Issa Helayel, criadora da marca Issa of London.

Issa fez grande sucesso no domingo, com uma coleção elegante e relaxada, dominada pelo amarelo e o verde, com estampas inspiradas na flora e na fauna tropical e bordados de pedrarias, com a participação da top britânica Naomi Campbell, que voltou às passarelas aos 39 anos de idade.

Pouco conhecidas em seu próprio país, as marcas brasileiras mostraram suas raízes com um toque de modernidade londrino, alcançando grande sucesso na Semana de Moda de Londres.

ra/jo/cr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.