SÃO PAULO - Além da inspeção veicular, a Prefeitura começou a agir de outras formas para tentar barrar veículos poluentes. Uma delas é uma base móvel de fiscalização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que na primeira semana de atuação - entre 2 e 6 de fevereiro - flagrou 29 veículos fabricados antes de 2003 poluindo acima do permitido.

Os donos serão convocados para fazer a inspeção e poderão ter o licenciamento bloqueado, caso descumpram a determinação.

A inspeção veicular é obrigatória neste ano para automóveis e motos fabricados entre 2003 e 2008. Desde que começou, no dia 2 deste mês, foram inspecionados 16,8 mil veículos, dos quais 3,4 mil foram reprovados. A previsão é de que toda a frota paulistana seja inspecionada em 2010.

A decisão de começar as análises pelos modelos mais novos provocou críticas, mas a SVMA prometeu monitorar também os mais velhos nas ruas, por meio da unidade móvel de fiscalização.

A van com os equipamentos fica parada cada dia em um ponto da cidade. Nas duas primeiras semanas do mês, o veículo esteve nas Avenidas Imirim e na Souza Bandeira, ambas na zona norte. Nesta semana, ela estará na zona sul - a SVMA não divulga o local.

As medições são feitas com os veículos em movimento por meio de equipamentos que também fotografam as placas. A Secretaria estima que sejam feitas aproximadamente 4 mil medições diárias. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia mais sobre: inspeção veicular

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.