Barros Munhoz é eleito presidente da Assembleia de SP

SÃO PAULO - O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) foi eleito neste domingo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo para o biênio 2009-2010. Líder do governo José Serra (PSDB) no Legislativo paulista, Munhoz foi eleito com 92 votos e obteve até mesmo o apoio do PT, principal partido de oposição na Casa.

Agência Estado |

A candidatura alternativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL) teve apenas 2 votos. A vitória folgada de Munhoz mostra como o governador tem ampla base na Casa. Dos 94 parlamentares, 70 estão com Serra.

Barros Munhoz, de 64 anos, substitui o tucano Vaz de Lima, que, na troca de cadeiras, ficou com a liderança do governo. Em seu discurso de vitória, Munhoz, que foi prefeito de Itapira, defendeu a revisão nos critérios da cota parte dos municípios nas verbas arrecadadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o principal imposto estadual. O deputado também destacou que defenderá a independência do Legislativo em relação ao Poder Executivo.

Além da presidência, houve eleições para oito cargos que compõem a Mesa Diretora. Mantendo o acordo de proporcionalidade, o PT ficou com a primeira e a quarta secretarias, para as quais indicou Carlinhos Almeida e Ana do Carmo, respectivamente. Já a segunda secretaria ficou com Aldo Demarchi, do DEM, e a terceira com o deputado Feliciano Filho, do PV.

(Com informações do jornal "O Estado de S. Paulo")

Leia mais sobre: Alesp

    Leia tudo sobre: alesp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG