Barco colide com a proa do Imagination e atrasa operação de içamento

Batida ocorreu na noite de sexta-feira e danificou duas boias que sustentam a embarcação naufragada no Lago Paranoá, em Brasília

Agência Brasil |

A colisão de uma lancha de médio porte com a proa do Imagination, que naufragou domingo (22) no Lago Paranoá, matando nove pessoas, deve atrasar a operação de içamento total do barco. Segundo o major Maximiano Luciano da Rosa, do Corpo de Bombeiros, a batida ocorreu por volta das 23h de ontem (27) e danificou duas boias que sustentam a embarcação.

“O planejamento feito para hoje (28) teve de ser modificado porque perdemos equipamentos essenciais”, afirmou o major. Seis boias davam sustentação ao barco de aproximadamente 15 toneladas no trabalho de retirada do fundo do lago: duas de 1 tonelada, duas de 2 toneladas e uma de 6 toneladas. A lancha que bateu na proa da embarcação danificou a boia de 6 toneladas e uma de 2 toneladas.

Naiara Leão
Depois de colocar a proa para fora da água, bombeiros se preparam para levar barco Imagination até a margem (27/05)
As boias danificadas devem ser substituídas por duas de 500 quilos e duas de 1 tonelada, mas segundo o major, ainda é preciso fazer uma avaliação para saber se elas conseguirão compensar a ausência das outras duas e fazer o Imagination boiar completamente. Neste momento apenas parte da proa está fora da água. A embarcação ainda está na posição vertical e deve ser colocada em posição de navegação para ser levado para um terreno privado entre o clube da Associação de Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) e a Ponte JK. Nesse local, cedido a pedido da Marinha, será feita a perícia.

O piloto da lancha que se chocou ontem à noite com a proa do Imagination, após invadir o perímetro de segurança marcado por boias, foi detido pela patrulha da Marinha e da Polícia Militar e encaminhado à 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, para ser interrogado.

O Imagination afundou no último domingo (22), quando funcionários do bufê, cujo proprietário era também dono do barco, participavam de uma confraternização da empresa. De acordo com o major Maximiano, 93 pessoas sobreviveram ao acidente e nove foram resgatadas sem vida. A embarcação tinha capacidade de receber 92 passageiros.null

    Leia tudo sobre: lago paranoánaufrágioimagination

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG