Bandidos reagem à ocupação de favela e incendeiam ônibus em Copacabana

RIO DE JANEIRO ¿ Um ônibus foi incendiado no final da tarde desta terça-feira em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar, bandidos atearam fogo no veículo na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura da rua Joaquim Nabuco. Segundo a corporação, o crime é uma reação à ocupação dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, iniciada ontem para a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

AE
Ônibus é atingido por incêndio em Copacabana

Bombeiros do quartel de Copacabana foram ao local do incêndio e controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido no ocorrido, já que o ônibus da linha 127 (Copacabana-Rodoviária) estava parado e vazio.

Segundo a Guarda Municipal, o trecho da avenida Nossa Senhora de Copacabana entre as ruas Joaquim Nabuco e Rainha Elizabeth está interditado ao tráfego. Cerca de 13 agentes estão na região orientando os motoristas. O ônibus incendiado já foi retirado e funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) limpam o local.

Mais cedo, também em Copacabana, um grupo de criminosos assaltou uma lanchonete na rua Djalma Ulrich. Policiais estavam no local e iniciaram uma perseguição aos assaltantes. Na altura do Posto 2, houve troca de tiros e os criminosos jogaram uma artefato explosivos contra os PMs.

Ninguém ficou ferido na explosão, mas um assaltante acabou baleado. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul. Outro assaltante acabou preso e foi levado para a 13ª DP (Ipanema), que registrou a ocorrência.

Unidade de Polícia Pacificadora

A ocupação dos morros do Cantagalo, em Copacabana, e Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, marcou o início da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades.

Durante a ação, dois supostos traficantes foram presos e uma pistola e duas granadas foram apreendidas. Um filhote de jacaré foi encontrado por soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no alto do morro Pavão-Pavãozinho e levado para o jardim zoológico.

Nesta terça-feira, em entrevista a rádio CBN, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou que mais duas UPP´s serão instaladas na zona sul da capital fluminense. As novas unidades ficarão na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos, em Copacabana.

Vamos chegar a mais de 130 mil pessoas livres no seu cotidiano da presença do poder paralelo seja a milícia, no caso do Batan, seja o tráfico, no caso da Babilônia, do Chapéu-Mangueira, do Dona Marta, Pavão-Pavãozinho e dessas duas comunidades, disse Cabral.

De acordo com o governador, o modelo das UPP´s também está previsto para chegar às comunidades da Tijuca e de outros bairros da zona norte do Rio. É um novo modelo. Um modelo que veio para ficar. Nós vamos chegar nas grandes comunidades, comunidades com mais de 50 mil habitantes, onde são várias favelas, garantiu.

Assista ao vídeo sobre a operação no Rio:

Leia mais sobre: violência

    Leia tudo sobre: copacabanaviolênciaônibus incendiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG