Bancada do PMDB pretende rebater discurso de Jarbas e não descarta acionar a Justiça

BRASÍLIA - A bancada do PMDB no Senado está se preparando para o discurso que deverá ser pronunciado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) na tarde desta terça-feira em plenário. A ideia é defender o partido, caso Jarbas volte a criticá-lo, como fez em entrevista à revista Veja, quando disse que ¿a maioria do PMDB está interessada em corrupção¿.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Ao saber que Jarbas elaborava um discurso para fazer em plenário, o novo líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDDB-AL), convocou a bancada para uma reunião, que ocorreu na manhã desta terça-feira e durou cerca de duas horas.

De acordo com o ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), durante o encontro, todos os senadores presentes se pronunciaram contra Jarbas Vasconcelos. Até o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que num primeiro momento defendeu o colega, teria dito que o pernambucano perdeu a razão ao defender a candidatura de José Serra (PSDB-SP) à presidência da República em 2010, ao invés de defender apenas uma reestruturação do seu próprio partido, o PMDB.

O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) disse que está à espera do discurso de Vasconcelos e pronto para rebatê-lo. Estou ansioso pela resposta dele. Quero esta reposta, nem que tenha que acioná-lo judicialmente, disse Mesquita, se referindo a uma carta que enviou a Jarbas Vasconcelos cobrando explicações sobre a entrevista à revista "Veja".

Na avaliação do senador do Acre, Jarbas Vasconcelos não poderia ter generalizado suas acusações. Quando ele diz que a maioria do PMDB é corrupta, ele está nos acusando de um crime. Corrupção é crime, e eu quero que ele diga publicamente se eu estou incluído neste grupo, e que prove o que estou dizendo. Quero andar na rua sem que as pessoas me olhem com desconfiança, ressaltou.

Sem citar nomes, o senador Garibaldi Alves também confirmou que outros senadores peemedebistas consideraram acionar Jarbas na Justiça, caso ele não prove as denúncias que vem fazendo.

Leia mais sobre: Jarbas Vasconcelos - PMDB

    Leia tudo sobre: pmdbrenan calheiros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG