Animal foi encontrada na praia Pântano do Sul na manhã de quarta. Novas tentativas de salvamento serão feitas nesta quinta-feira

selo

Baleia da espécie Franca encalhada em praia em Florianópolis
AE
Baleia da espécie Franca encalhada em praia em Florianópolis
Uma baleia Franca, segunda espécie de baleia mais ameaçada do planeta, foi encontrada na manhã de quarta-feira na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, em Santa Catarina. O animal, com cerca de dez metros de comprimento e pesando seis toneladas, estava encalhado, porém sem sinais de ferimentos. 

Os bombeiros chegaram ao local por volta das 8h30 para tentar desencalhar a baleia. Durante o dia, com a ajuda da Polícia Militar e de pescadores da região, foram feitas duas tentativas para desencalhar o mamífero. Ambas sem sucesso. Biólogos do Instituto Chico Mendes também estiveram no local. 

Na primeira tentativa, apenas um barco foi utilizado. Na segunda, havia três barcos empenhados na operação, mas a força das embarcações não foi suficiente para remover a baleia. Nesta quinta-feira, haverá reforço de um rebocador da Marinha. Segundo a Polícia Militar Ambiental, uma nova tentativa de remoção será feita por volta do meio-dia, quando a maré estará alta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.