Balanço de vacinação nacional sai nos próximos dias

O Ministério da Saúde deverá divulgar apenas nos próximos dias o primeiro resultado preliminar da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola. Na tentativa de evitar interpretações equivocadas sobre os resultados iniciais da operação que movimentará mais de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, o ministério não divulgará nenhum balanço parcial nacional.

Agência Estado |

Na visão dos técnicos da área, a divulgação de dados preliminares poderia confundir a população sobre o prazo da campanha ou até mesmo gerar análises desencontradas sobre os números de pessoas vacinadas.

A vacinação contra rubéola foi iniciada neste sábado e estende-se até o próximo dia 12 de setembro. A meta do governo federal é vacinar 70 milhões de pessoas neste período. Para isso, investiu R$ 204,8 milhões na campanha, que terá abrangência nacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar indivíduos adultos. No ano passado, o Brasil registrou a ocorrência de 8.684 casos de rubéola, dos quais 80% em pacientes homens. Por isso, o objetivo da campanha que se inicia hoje é justamente atingir o público masculino, que não costuma aderir à campanha de vacinação contra a rubéola.

Paralisia infantil

Também neste sábado, o Ministério da Saúde realiza uma campanha para a vacinação de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil. Segundo dados federais, o último caso da doença registrado no País aconteceu em 1989. Cinco anos depois, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação do vírus da doença. A data de divulgação dos números da campanha ainda não está definida.

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG