Balança tem em janeiro 1o déficit mensal desde 2001

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira amargou déficit de 518 milhões de dólares em janeiro, o primeiro saldo mensal negativo desde março de 2001, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em janeiro de 2008, a balança comercial teve superávit de 922 milhões de dólares. Em dezembro, o saldo comercial foi positivo em 2,301 bilhões de dólares.

Reuters |

"O saldo da balança comercial nos últimos seis anos, pelo menos, tem sido fundamental para manutenção do balanço de pagamentos brasileiro. Então, o governo tem uma preocupação em manter um saldo importante na balança comercial", afirmou Welber Barral, secretário de Comércio Exterior do ministério.

"Agora nós estamos num ano de crise, o ano de 2009 vai ser um ano ruim para todo mundo. A grande questão é tentar manter as nossas exportações."

As exportações brasileiras somaram 9,788 bilhões de dólares no primeiro mês de 2009, o que representou uma média por dia útil de 466,1 milhões de dólares. As importações, por sua vez, totalizaram 10,306 bilhões de dólares, o equivalente a 490,8 milhões de dólares de média por dia útil.

Barral acrescentou que "o governo sempre está estudando medidas para desonerar mais as exportações e, principalmente, a preocupação... com a questão de haver crédito para o exportador".

"Nós temos que adotar medidas para tornar pelo menos mais competitivas as exportações brasileiras."

Analistas consultados pelo Banco Central projetam superávit de 14 bilhões de dólares para a balança comercial em 2009.

(Reportagem de Renato Andrade e Ana Nicolaci da Costa)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG