Bahia ganha primeiro centro especializado em células-tronco do N e NE

Será inaugurado na sexta-feira, em Salvador, o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC), para pesquisas com células-tronco. Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é o único do Norte-Nordeste credenciado pelo Ministério da Saúde para esse tipo de pesquisa.

Agência Estado |

O centro é resultado de um convênio entre o Hospital São Rafael (HSR) e a Fiocruz. O evento deve contar com a presença do ministro da Saúde José Gomes Temporão. O investimento em infraestrutura e equipamentos, segundo a Fiocruz, foi de US$ 10 milhões.

O CBTC deve impulsionar as pesquisas com células-tronco em doenças hepáticas, desenvolvendo ainda terapias para doenças cardíacas, neurológicas e renais. A coordenadora do CBTC, Milena Soares, destaca que a unidade vai desenvolver novos produtos biotecnológicos e prestar serviços nas áreas de biologia molecular, citogenética, citometria de fluxo e criopreservação. O CBTC também deve produzir células-tronco induzidas - aquelas produzidas a partir de tecido da pele, por exemplo -, mas atuam como as embrionárias.

Uma equipe de 30 pessoas entre pesquisadores, estudantes e técnicos vai iniciar as atividades do CBTC. Já foram definidas três áreas. A Unidade de Células Humanas será responsável pelo preparo de células-tronco humanas para uso terapêutico e o Laboratório de Pesquisas realizará a caracterização genética, molecular, fenotípica e funcional das células-tronco. O Biotério poderá abrigar até 4 mil roedores, assim como a produção de animais transgênicos.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG