Bahia confirma 20 casos de meningite

Dois adolescentes estão internados em estado grave no Hospital Couto Maia, em Salvador, Bahia, com meningite meningocócica, desde quarta-feira, informou ontem a Secretaria Estadual de Saúde. Com mais esses dois casos, chega a 20 o número de pessoas com a doença no Estado.

Agência Estado |

Um deles, um rapaz de 16 anos, está passando por exames para a confirmação de morte cerebral. O outro adolescente internado é uma menina de 14 anos.

Até o dia 9 deste haviam sido confirmados na Bahia 20 casos desse tipo de meningite, quatro deles resultando em óbitos. Em 2009, foram confirmados no Estado 194 casos, com 50 óbitos.

As autoridades locais temem que os números aumentem. As viroses que acometem Salvador nos primeiros dias depois do carnaval são quase tão tradicionais quanto os trios elétricos. A combinação entre aglomeração de pessoas e falta de descanso dos foliões durante a festa costuma prejudicar a saúde da população.

"Há uma série de infecções febris que podem se espelhar nesse tipo de situação", explica a coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Nair Amaral. A lista vai de resfriados comuns a meningite e gripe suína.

Por causa do aumento do número de casos de meningite e do risco de surto da gripe, a prefeitura montou na área externa do Estádio da Fonte Nova um posto avançado de pronto atendimento exclusivo para infecções febris. No local, uma equipe de infectologistas e pneumologistas atende os pacientes que apresentarem febre e identifica a causa do sintoma.

"Assim que for detectada suspeita de infecção febril, o paciente será encaminhado para o posto avançado", explicou secretário de Saúde de Salvador, José Carlos Brito.

A vacina contra meningite é encontrada na rede particular. Na pública, estará disponível a partir de agosto para crianças. O Ministério da Saúde afirma que quem vai à Bahia não precisa se vacinar.

Leia mais sobre meningite

    Leia tudo sobre: meningite

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG