recomendação do Ministério da Saúde do Brasil para que os brasileiros evitem viajar ao Chile e a outros países sul-americanos por causa do alto número de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.htmlrebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde) nesses lugares." / gripe suína - Brasil - iG" / recomendação do Ministério da Saúde do Brasil para que os brasileiros evitem viajar ao Chile e a outros países sul-americanos por causa do alto número de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.htmlrebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde) nesses lugares." /

Bachelet critica Brasil por desaconselhar viagens ao Chile por gripe suína

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, mostrou nesta quarta-feira o seu descontentamento com a http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/23/gripe+suina+temporao+tambem+recomenda+adiar+viagens+6905928.htmlrecomendação do Ministério da Saúde do Brasil para que os brasileiros evitem viajar ao Chile e a outros países sul-americanos por causa do alto número de pessoas contaminadas pelo vírus da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.htmlrebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde) nesses lugares.

Redação com Agência Estado |

    "No Brasil está sendo dito às pessoas que não viajem ao Chile e à Argentina por causa da gripe. Nos parece que esse tipo de resposta, explicada pelo susto, pelo medo, não é a resposta que nós que trabalhamos com saúde consideramos necessárias para enfrentar uma epidemia dessa natureza", disse Bachelet em Washington, nos Estados Unidos, onde se encontra em visita oficial.

    Para combater a pandemia de "gripe suína", afirmou a presidente chilena, a única solução é a cooperação e o trabalho em conjunto, e não impedir o deslocamento e o ingresso de pessoas nos países. Ontem, ao recomendar que a população adie eventuais viagens para países onde circula o vírus da gripe suína, o ministro da Saúde brasileiro, José Gomes Temporão, também disse que, caso os deslocamentos não possam ser adiados, os turistas devem observar as recomendações das autoridades locais, sobretudo onde o vírus da doença circula.

    O Ministério da Saúde do Brasil informou nesta terça-feira que 94 novos casos de infecção por gripe suína foram confirmados no País. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no Brasil chega a 334.

    (AP Photo/David Phillip)
    Mais de cem países têm casos confirmados e divulgados da doença

    A doença no mundo

    De acordo com informações dos governos e da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento mais de 100 países têm casos confirmados e divulgados da doença.

    Do total de países, 35 têm casos autóctones: na Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); nas Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); na Ásia (Japão); África (Egito) e na Oceania (Austrália).

    Segundo a OMS, Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são considerados os países com transmissão sustentada.

    (Com informações do jornal "O Estado de S. Paulo")

    Veja também:

    Leia mais sobre: gripe suína

      Leia tudo sobre: gripe suínaturismoviagem

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG