"Virou peneira", diz delegado da cadeia de onde fugiram 46 presos

Delegacia fica na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia

Thiago Guimarães, iG Bahia |

Quase 50 presos fugiram entre a noite de domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25) da carceragem da delegacia de Luís Eduardo Magalhães. Até as 16h desta segunda, apenas quatro dos 46 detentos que escaparam haviam sido recapturados.

Já virou uma peneira porque tem muita fuga, você acaba tendo que refazer a cadeia de um modo que não é ideal"

Entre os fugitivos estão acusados de crimes como homicídio e tráfico de drogas. Os presos cavaram um buraco em uma das duas celas da delegacia e conseguiram chegar ao lado externo da unidade.

A cela em que houve a fuga estava superlotada, com 77 presos em ambiente com capacidade para até 20 pessoas. A fragilidade da cadeia foi atestada pelo delegado responsável pela região, que a classificou como "peneira".

"Já virou uma peneira porque tem muita fuga, você acaba tendo que refazer a cadeia de um modo que não é ideal", afirmou o delegado André Aragão, responsável pela 11ª Coorpin (Coordenação de Polícia do Interior) da Polícia Civil baiana.

O delegado também atribuiu o problema ao "efetivo muito reduzido" da delegacia. "O pessoal não tem tempo de fazer uma coisa e outra", afirmou. No momento da fuga, dois policiais estavam de plantão no local.

Reprodução
Luís Eduardo Magalhães fica a 943 km de Salvador
De acordo com o escrivão Francisco Júnior, que trabalha na unidade, os policiais só perceberam a fuga quando os presos já escapavam, e ainda conseguiram impedir que mais detentos fugissem. Foi a quarta tentativa de fuga e a primeira bem sucedida registrada na delegacia somente nas últimas semanas. "A carceragem está toda esburacada de fugas", afirmou o escrivão.

Em 2009, cerca de 20 presos fugiram da mesma delegacia. Para a fuga em massa desta segunda, os presos utilizaram objetos de metal para escavar um túnel, e esconderam a terra na própria cela. "Com 50 presos cavando ao mesmo tempo, pode ser que tenham escavado o túnel em um dia", disse o delegado Aragão.

    Leia tudo sobre: Luís Eduardo MagalhãesBahiafugapresos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG