Mar perigoso eleva número de salvamentos no carnaval de Salvador

¿Foliões entram no mar para tentar curar a ressaca e não conseguem voltar¿, diz responsável por coordenar salvamentos

Thiago Guimarães, iG Bahia |

A união de mar agitado e carnaval elevou o número de salvamentos marítimos registrados neste ano na festa na capital baiana. Foram 85 ocorrências apenas nos dois primeiros dias da festa (quinta e sexta), cerca de 50 (60%) nas praias do circuito Barra-Ondina.

Segundo o Salvamar (Coordenadoria de Salvamento Marítimo) de Salvador, o número de salvamentos em 2011 deve superar o do ano passado, quando houve 346 casos em fevereiro, 120 durante o carnaval no circuito Barra-Ondina, principal palco da festa baiana.

“Esse carnaval já está mais perigoso do que o do ano passado. Março é um dos meses de maré mais alta do ano e os ventos estão fortes”, alerta Glauco Bastos, chefe de treinamento do Salvamar.

A maré forte na capital baiana já resultou nesta semana até em salvamento de surfistas, banhistas em tese mais experientes. Houve dois casos de resgate na praia de Itapuã, e o Salvamar teve que acionar os dois jet-skis do serviço.

Os salva-vidas de Salvador chegaram a paralisar parcialmente as atividades antes do carnaval e ameaçaram entrar em greve durante a festa, mas houve acordo com a prefeitura em relação ao pagamento de horas extras e os 273 funcionários estão trabalhando, segundo Bastos.

O coordenador do serviço, que funciona durante toda a noite nas praias do circuito Barra-Ondina, diz que a ingestão de álcool e drogas por foliões contribui para aumentar o número de ocorrências. “Entram no mar para tentar curar a ressaca e não conseguem voltar”, afirma.

De acordo com Bastos, há 30 anos que o Salvamar não registra mortes por afogamento no carnaval de Salvador. “Esperamos que continue assim neste ano”, diz o salva-vidas, que recomenda atenção redobrada no mar da capital baiana neste carnaval.

    Leia tudo sobre: BahiaSalvadorcarnavalafogamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG