Ladrão filma assalto, divulga na internet e é identificado na Bahia

“A internet estava cheia de rastros dele”, afirmou delegado

Thiago Guimarães, iG Bahia |

Dois bandidos filmaram um assalto que fizeram a um casal em Porto Seguro (extremo sul da Bahia) e publicaram as imagens na internet, o que levou a polícia a identificá-los. “É uma guerra onde só sobrevive quem atira”, é a inscrição que dá início ao vídeo de 53 segundos, publicado no último dia 27 no YouTube. Enquanto um homem saca um revólver e segue em direção a um casal, outro ladrão – com voz de adolescente – incentiva o roubo aos risos e filma toda a ação, em que o casal entrega uma bolsa à dupla. 

nullAo final da gravação, outra inscrição: “O ladrão aqui é só outro humilde brasileiro transformado em monstro moro (sic)”. O primeiro responsável pela publicação – provavelmente um dos autores do crime – retirou as imagens, mas outros usuários já as tinham copiado. O vídeo denominado “assalto na praia” somava mais de 28 mil visualizações no YouTube na manhã desta sexta-feira (1). 

Segundo o delegado Ricardo Feitosa, titular da Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista) de Porto Seguro, o casal assaltado no vídeo, de Fortaleza, havia prestado queixa no último dia 25. “Quanto tomamos conhecimento do vídeo publicado no YouTube tudo ficou mais fácil”, afirmou. 

Por meio do rastreamento do responsável pela publicação do primeiro vídeo, a polícia identificou Renei de Sá Santos, 19 anos, morador da periferia de Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, como autor do assalto.

“A internet estava cheia de rastros dele”, disse o delegado. De acordo com o policial, o rapaz é usuário de maconha e não possui passagem anterior pela polícia. 

Diante da repercussão da veiculação das imagens do assalto, o suspeito apagou fotografias pessoais publicadas em redes sociais como Orkut e Facebook, mas usuários conseguiram copiá-las para outras páginas na internet. 

Policiais estiveram na casa da família do suspeito na quinta-feira (30), mas ele conseguiu fugir por um matagal. Na fuga ele abandonou duas sacolas contendo três máquinas fotográficas, óculos e um relógio – segundo a polícia, roubados recentemente por ele. Em uma das sacolas também havia R$ 360 e a carteira de identidade do suspeito. As buscas continuam. Sobre o outro assaltante, suspeita-se que seja um adolescente de 14 anos.

    Leia tudo sobre: assaltopraiaporto segurovídeo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG