Bahia confirma primeiros casos de dengue tipo 4 no Estado

Vírus não era registrado no País há 28 anos, e já circula também no Amazonas, Pará, Piauí e Roraima

Thiago Guimarães, iG Bahia |

A Secretaria da Saúde da Bahia confirmou nesta terça-feira (22) a identificação de dois casos de dengue tipo 4 no Estado. O vírus não circulava no País há 28 anos, até o registro de casos em Roraima no segundo semestre de 2010. Pará, Amazonas e Piauí também já identificaram casos desde então.

O vírus não é mais grave do que os outros três sorotipos da dengue, mas representa risco porque a maior parte da população não teve contato prévio com o vírus. Ao contrair dengue, a pessoa se torna imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas continua sujeita à contaminação pelas outras três formas conhecidas da dengue.

Os pacientes que apresentaram dengue tipo 4 na Bahia são dois homens, de 27 anos e 30 anos, moradores da periferia de Salvador. Contraíram a doença antes do Carnaval, se curaram e passam bem. Segundo a secretaria, eles não viajaram para outros Estados nos dias prévios à doença, o que impossibilita a identificação da forma de entrada do vírus no Estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a Bahia registrou 6.979 casos de dengue até 26 de fevereiro, aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2010. A incidência está em 47,7 casos por 100 mil habitantes, índice considerado baixo.

A incidência de dengue é considerada alta quando supera 300 casos por 100 mil habitantes. Em 2011, os Estados brasileiros nesta situação são Acre (2550 casos) e Amazonas (588).

    Leia tudo sobre: dengue tipo 4Bahia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG