Após acidente, operários da construção civil protestam em Salvador

Trabalhadores paralisaram atividades e fizeram atos em diversos pontos da capital baiana

Thiago Guimarães, iG Bahia |

Operários da construção civil em Salvador paralisaram atividades e promoveram manifestações em diversos pontos da cidade na manhã desta quarta-feira (10). O motivo dos protestos foi o acidente registrado no dia anterior, quando um elevador de um prédio de construção despencou e causou a morte de nove trabalhadores .

Houve protestos em ao menos quatro pontos da capital baiana. A maior mobilização ocorreu na avenida Paralela, uma das principais vias da cidade. Centenas de operários fizeram uma passeata até o cemitério Bosque da Paz, onde três das nove vítimas do acidente foram enterradas. O ato paralisou o trânsito na via por cerca de uma hora.

“Queremos que esses fatos não se repitam, e que as autoridades fiscalizem os equipamentos nas obras”, afirmou Raimundo Brito, diretor do Sintracom-BA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia). A construção civil emprega cerca de 70 mil operários na capital baiana, segundo o órgão de classe.

Thiago Guimarães
Elevador onde aconteceu acidente que deixou nove mortos
O acidente ocorreu no início da manhã desta terça-feira (9), em um prédio comercial em construção na região do Iguatemi, área nobre de Salvador. O elevador caiu do 20º andar da obra, altura superior a 60 metros, durante a terceira viagem do dia. Os ocupantes, com idades entre 40 e 68 anos, morreram na hora. Auditores do Ministério do Trabalho que estiveram no local apontaram falhas no equipamento, como ausência de cancelas de proteção.

A Polícia Civil investiga o acidente. Ao todo, já são 18 mortes em canteiros de obras na Bahia neste ano, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho no Estado. Os corpos de quatro vítimas serão sepultados nesta quarta-feira na capital baiana – as outras vítimas serão enterradas no interior do Estado.

    Leia tudo sobre: acidenteconstrução civilsalvadorprotestos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG